terça-feira, 21 de outubro de 2008

Preconceitos


Por vezes temos tendência a generalizar a partir do comportamento de alguém, para a sua classe, raça, estatuto etc. Talvez por ser mais fácil, categorizar as pessoas em classes do que ter o trabalho de analizar cada pessoa pela sua específicidade.

Assim baseados nessas ideias pré-concebidas que por vezes nem fomos nós que as formulámos, mas sim, aceitámos, rotulamos todos aqueles que conhecermos pertencentes a determinados grupos.

E quando é connosco? Quando é o nosso grupo social, estatura, altura, nacionalidade ou raça que está na berlinda? O que pensariam se fossem a um pais onde predominam loirissimos e fossem discriminados por serem morenos? O que sentiriam se fossem a um país onde os portugueses tenham uma história de imigração e vos olhassem de forma diferente, só porque eram daquela nacionalidade?


Neste exercício (imagem) , constavam pessoas de todas as nacionalidades que se encontram escritas. Cada elemento tinha de colar nas costas dos outros, estereotipos e preconceitos que tinham sobre as outras nacionalidades, não me lembro ao certo de tudo o que escreveram para os tugas mas pelo menos constavam estas:


- Preguiçosos
- Ciganos
- Barulhentos
- Pobres
- Sempre atrasados


E que tal? ;)


Não há nada como ver o que cada um é por aquilo que ele vale, pondo de parte ideias pré-formadas. Não há nada como nos deixarmos surpreender com o que cada pessoa tem para nos mostrar de sí.

Sem comentários: