sábado, 2 de janeiro de 2010

Ano novo... o quê de novo?

Foi algo que sempre me intrigou, esta louca febre do ano novo. A chegada de um novo ano, promete mudanças nas nossas vidas, novas paixões, novos projectos que se vão realizar, novas surpresas e claro, o velho cliché: muita saúde felicidade e paz no mundo.

O que é o ano novo? Não é mais do que uma viragem no calendário, não é mais do que a passagem de um dia para o outro, não é mais do que uma passagem de um minuto para o outro.

Porque não festejamos a passagem da primavera para o verão, a passagem do inverno para a primavera, porque não festejamos o dia mais comprido do ano em que anoitece às 22h? Não!! A essas datas ninguém liga, mas toda a gente se tem de divertir à brava na noite de 31 de Dezembro para 1 de Janeiro em que olhando bem para as coisas, o tempo mantém-se o mesmo, a vida mantém-se igual e nós vestimos mais um casaco pois está frio lá fora e queremos ir para a rua bater panelas, ver o fogo de artifício ou brindar... brindar a quê?


De um ponto de vista psicológico podemos compreender o ano novo como uma possibilidade de renovação do eu, um espaço para reflexão daquilo que se fez no ano anterior e que se planeia fazer num futuro próximo, atendendendo áquilo que poderemos melhorar. Não deixa de trazer bastante simbolismo e por isso ter tanto impacto na sociedade. É que cada sujeito vê no novo ano uma possibilidade de também ele se renovar, melhorar ou mesmo uma possibilidade de ter um espaço onde possa depositar os seus sonhos.


É interessante notar que se enchem praças nas capitais mundiais, onde por mais frio que esteja se está para festejar esta renovação dos sonhos.

Até há quem tome banho no mar, algo que nunca faria em pleno Janeiro, algo que provavelmente muitos dos que vão à água nunca se questionaram do simbolismo do porquê de o fazerem. É simples, é como um baptismo de renovação, um baptismo que depura aquilo que se têm de nefasto deixando o sujeito pronto para tudo o que vêm ai de novo.


Na vida necessitamos desta constante vontade de sonhar, desta constante renovação dos desejos, desta vontade de que um amanhã seja melhor que hoje, só assim podemos ter força para seguir em frente. Só sonhando podemos acreditar no futuro e enfrentá-lo com sorrisos e champanhe.

Daí talvez a necessidade de haver uma data marcada para que todos possam pensar nos seus sonhos para o futuro!

3 comentários:

Maria Brandão disse...

e há sempre aquelas decisões de ano novo :)eu ainda não tomei nenhuma, já que estou de acordo contigo: a entrada do ano novo não é mais do que a passagem de um minuto para o outro. de qualquer forma, adoro divertir-me, por isso, aproveitei mais esta oportunidade :))

Anónimo disse...

Ano novo mas continua quase tudo na mesma =P
Bom Ano

Marta disse...

Sem dúvida que a noite de passagem de ano não deixa de ser uma optima oportunidade para nos divertir-mos, Maninha. Incógnita, porque não tentar mudar alguma coisa?